Comprar Imóveis: 5 dicas importantes para você atentar na hora de fazer negócio

Novidades

5 dicas importantes para você atentar na hora de comprar imóveis

Você tem medo de não tomar a decisão certa na hora de comprar imóveis?

É muito comum ficar inseguro neste momento, afinal é um investimento a longo prazo. Um imóvel é um bem duradouro e hereditário por isso deve ser escolhido com cautela. Além do mais, você deve pensar na sua rotina e a da sua família e isso faz você levar em consideração pontos importantes como conforto, comodidade, acessibilidade e localização.

Portanto, para ajudá-lo a tomar a decisão certa, preparamos algumas dicas importantes de pontos para se analisar antes de optar por um novo apartamento. Confira agora!

comprar imóveis

Pense na localização que você deseja no momento de comprar imóveis

O primeiro ponto que você deve analisar é a localização. Reparar bem o entorno do imóvel evita que você se desaponte no futuro caso você precise levar o seu filho à escola ou ir ao trabalho e pegar um grande engarrafamento. Se você ou algum membro da sua família costuma usar algum serviço com frequência como academia, salão de beleza, farmácia, supermercado, certifique-se de que vocês terão fácil acesso na região.

Outro ponto importante é avaliar a possibilidade de ir e vir. Por exemplo, veja a distância para a parada de ônibus e perceba o trânsito nas ruas ao redor. Calcule também a distância e o tempo para ir até o seu trabalho ou local de estudo. Assim, você vai estar preparado para aderir à rotina da sua nova moradia.

Escolher a localização por proximidade do local de estudo ou trabalho não deve ser determinante, mas pode te oferecer qualidade de vida e horas a mais no seu dia a dia para relaxar.

Esse fator também pode influenciar diretamente no seu bolso, visto que um apartamento próximo aos locais que fazem parte da sua rotina pode ajudar você a poupar com relação ao seu deslocamento, seja ele com transporte público ou em combustível.

 

comprar imóveis

Busque conforto na sua escolha

Todo mundo busca conforto na hora de comprar um novo imóvel. E, por isso, o seu novo apartamento deve atender às suas necessidades e da sua família.

Portanto, avalie o espaço útil do apartamento e idealize a sua rotina nele. Será que ele oferece o conforto que você e a sua família necessitam? Outro ponto importante são as áreas em comum que os condomínios oferecem, você pode ter à disposição áreas de lazer e de utilidades com a comodidade para aproveitar um dia de sol na piscina, fazer um churrasco com seus amigos ou uma festa de aniversário para seus filhos.

E, mesmo que você não use toda semana, esse ponto é muito conveniente e agrega valor ao seu investimento.

 

comprar imóveis

Leve em conta o valor do imóvel

Na hora de comprar imóveis, escolha opções que caibam no seu bolso. O primeiro passo para comprar imóveis é se organizar financeiramente para tal. Por isso, você pode inserir na sua pesquisa o comparativo de m² na região em que deseja comprar seu novo apartamento para saber qual opção oferece um valor mais atrativo.

Você já sabe qual a região que você tem interesse em morar? Então comece a sua pesquisa analisando qual o valor do m² daquela região para checar se as opções que você separou estão atrativas ou não. Para isso, você pode acessar o site do agente imóvel e comparar esses valores.

Após escolhido o seu novo apartamento, uma opção para fechar seu orçamento é buscar o financiamento com um banco. Nesse caso, converse com um gerente e saiba qual o seu crédito aprovado e quanto da sua renda ficará comprometida mensalmente, isso pode variar até cerca de 30%.

Uma boa dica para sentir o peso da prestação no bolso é começar a guardar a quantia equivalente à prestação durante, pelo menos, 3 meses. Assim, você pode ter uma noção de como será sua vida financeira depois de fechar contrato.

Você também tem a opção de investir em um apartamento na planta. Nesse caso, você terá uma maior oportunidade de barganha para conseguir vantagens especiais e melhores condições de pagamento, uma vez que comprar apartamento na planta sai mais em conta que o imóvel já pronto.

Esse tipo de investimento pode ser mais atrativo, uma vez que você terá tempo para pagar seu imóvel e poderá já ter quitado toda sua dívida na hora de se mudar para seu apartamento novinho.

 

comprar imóveis

Inclua o gasto com despesas dentro da sua pesquisa

Para você se organizar financeiramente antes de comprar imóveis, é sempre bom atentar ao valor do condomínio e das despesas mensais que você e a sua família terão com a aquisição de um novo apartamento. Afinal, fora a parcela de pagamento do mesmo, dentre as suas despesas estarão também a taxa do condomínio, conta de luz, gás e água.

Já existem edifícios que estão buscando formas sustentáveis para diminuir esses gastos, como, por exemplo, aproveitamento da água das chuvas, placas de energia solar para áreas comuns do edifício e sensores de luz para evitar o desperdício. Optando por esse modelo, você provavelmente vai economizar nas suas taxas de condomínio.

 

comprar imóveis

Escolha por um imóvel em terreno próprio para evitar surpresas no futuro:

Muitos compradores não estão cientes de que o terreno que é construído o imóvel tem um aluguel, caso não seja em terreno próprio. Por isso, você deve buscar informação sobre o terreno no qual o edifício que você escolheu foi construído para não ter a surpresa de pagar taxas no futuro.

Isso ocorre porque alguns edifícios são construídos em terrenos de marinha, esses são determinados pelo Decreto-lei 9.760/1946 considerando o preamar médio do ano de 1831 e correspondem aos terrenos situados a uma distância de 30 metros da costa para o continente. Também são considerados terrenos de marinha aqueles que sofrem influência de marés à margem de rios e lagoas. Eles podem ser propriedade da União, do Estado ou do Município.

Por isso, é bom ficar atento para esse ponto, pois algumas taxas podem ser cobradas pelos órgãos, como a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que pode cobrar sem aviso prévio e com reajustes súbitos que chegam a triplicar os valores.

Conheça três taxas que podem ser cobradas na situação de um terreno da marinha:

A taxa “laudêmio” é cobrada sempre que há uma transferência onerosa de domínio útil ou ocupação do terreno da União, funciona como um pagamento à União por esta não exercer direito sobre a propriedade, e é cobrada em transferência do bem, como acontece no momento de comprar o seu imóvel.

A “taxa de ocupação” é um valor pago por ano pela ocupação do imóvel da União. Quem é responsável por efetuar o pagamento é o ocupante cadastrado na Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

A terceira taxa é o “foro”, cobrada anualmente devido ao uso do imóvel por contrato de aforamento estabelecido com a União. Nesse caso o responsável é o titular do domínio útil.

Viu? Na hora de pesquisar e comprar imóveis, verifique a situação de cada um e busque respaldo jurídico se necessário.

 

Mude de casa e comece uma nova etapa em sua vida

Você sabe que a compra de um novo imóvel pode sinalizar uma nova etapa na sua vida, melhorar sua qualidade de vida e te oferecer novas oportunidades. No entanto, você deve lembrar que é um investimento a longo prazo e por isso deve ser pensado com cuidado e muita análise.

Por isso, no momento de pesquisar para comprar imóveis é importante criar um relacionamento próximo com a construtora que você tem interesse, para tirar todas as suas dúvidas e poder fazer um investimento assertivo. Afinal, você deve buscar segurança no momento de negociar e fechar negócio.

Conheça agora o Park Dumont, o mais novo edifício do Rosarinho com área de lazer completa e um valor que cabe no seu bolso na melhor região! Clique no botão abaixo e simule agora a sua compra.

 

comprar imóveis